Amolim | Produtos de limpeza - Como lavar sua louça de forma eficaz e economizar água?
Seja um revendedor: (18) 3304-4467

Como lavar sua louça de forma eficaz e economizar água?


A água é um dos bens naturais mais preciosos do planeta, afinal ela é quem faz a manutenção da vida na terra, mas por muito tempo foi mal utilizada e consequentemente desperdiçada, o que ocasionou mudanças drásticas em todo o globo. É um dever de toda a população economizá-la para que no futuro das próximas gerações o ecossistema esteja funcionado em harmonia.

Você pode se perguntar, como mudar uma situação tão grave como essa? Simples, primeiramente você deve ter em mente que nada muda da noite para o dia, porém a transformação deve começar de algum ponto e pode ser em ações simples do cotidiano, como na lavagem da louça, por exemplo.

Confira algumas dicas para economizar água durante a lavagem da louça:

1 - Mantenha a torneira fechada!

Essa primeira dica é muito simples, e faz uma enorme diferença, por isso deve ser adotada para sempre. Quando a louça é lavada com a torneira aberta, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), são desperdiçados aproximadamente 117 litros de água a cada 15 minutos de uso constante. A torneira não precisa estar aberta para que sejam desgrudadas a sujeira e restos de alimentos dos pratos, panelas e talheres, esse processo pode ser substituído por um muito mais simples, encher a pia (ou uma bacia caso preferir) com água, colocar um pouco de detergente e deixar os pratos e talheres imersos para que o detergente atue e faça seu trabalho. Também é interessante manter ao lado um cesto de lixo, para que você possa jogar todos os resíduos lá.

2 - Jogue os restos de alimentos no lixo logo após as refeições.

Ao final de todas as refeições retire dos pratos e talheres os restos de alimentos com uma esponja seca, evitando que fiquem muito grudados na louça até o momento da lavagem.

3 - Comece pelos itens de lavagem mais fáceis.

A ordem é primordial. Quando você inicia a lavagem pelas louças menos sujas, pode deixar os itens mais complicados no fundo da pia, para que a água que cai durante o enxugue amoleça todos os resíduos grudados, fazendo com que a torneira seja aberta menos vezes.

4 - Use o detergente de modo inteligente, economize-o.

Economizar no uso do detergente durante a lavagem da louça faz com que seja utilizada menos água durante o enxágue, além de reduzir em grande escala o risco de contaminação da água de rios e oceanos. Uma boa opção é utilizar o lava louças Amolim, que além de render bastante, possui uma fórmula especial que proporciona uma limpeza muito mais eficiente na remoção de gorduras, podendo assim usar menos produto na lavagem das peças, economizando.

5 - Escolha a esponja certa.

Escolher os produtos corretos para a lavagem das louças é fundamental. Existem no mercado ótimas opções de esponjas e buchas vegetais, que não geram grande impacto no meio ambiente.

6 - Enxágue conscientemente. Quanto mais peças forem enxaguadas de uma só vez, maior é a economia de água e menor é o uso da torneira, evitando o desperdício. Após finalizar o enxágue, lembre-se de verificar se a torneira está fechada corretamente, para que não fique gotejando e desperdiçando água. Quando essas dicas são perpetuadas, podem se tornar hábitos e serem aderidas por toda população.

Com pequenos atos como esses podemos chegar a resultados muito efetivos e com grande impacto no meio ambiente. Adote essas dicas no seu dia a dia e ajude o planeta você também! Amolim, facilitando sua limpeza e auxiliando o conhecimento de práticas sustentáveis. ❤