Amolim | Produtos de limpeza - Como manter o ambiente do seu Pet higienizado e agradável
Seja um revendedor: (18) 3304-4467

Como manter o ambiente do seu Pet higienizado e agradável


Os pets trazem muita alegria para uma casa, mas manter o ambiente limpinho e cheiroso quando se tem animais pode parecer um desafio. Porém, não é preciso entrar em pânico, pois uma boa rotina de limpeza aliada aos produtos adequados garante o sucesso dessa tarefa contra a sujeiras, odores e até doenças que cercam seus bichinhos de estimação. Além disso, a limpeza intimida o aparecimento pulgas e carrapatos, a indesejável poeira e os ácaros, que podem causar problemas de alergias e transtornos para os gatos e cachorros. 

Os produtos 

É muito importante usar produtos específicos para a limpeza do ambiente do seu pet, pelo menos uma vez por semana, e dependendo da quantidade de animais, a frequência deve ser maior. E pelo fato, de que a maioria dos produtos de limpeza para casa podem ser prejudiciais à saúde dos bichinhos, causando problemas como intoxicação e alergias. 

Além da limpeza cotidiana, quando for limpar o cantinho do seu pet, comece passando o aspirador de pó na caminha, pela casinha e então para lavar use detergente líquido ou sabão de coco (líquido ou em barra). Utilizar desinfetantes ou álcool, segundo especialistas, também garante a higiene e a remoção de cheiros. Além de inofensivo à saúde animal, possuem ação germicida e bactericida, sendo uma boa escolha para quem também tem crianças pequenas em casa. 

Para desinfetar, os produtos específicos como o Limpa Canil Amolim, são ótimas opções para esse tipo de limpeza. Os produtos naturais ou até misturas caseiras podem ser aplicadas semanalmente durante a faxina mais pesada, intercalando com cuidados diários. 

Para o quintal

A dica é bem simples: encha um balde com 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Jogue por todo espaço e deixe secar naturalmente.

Removendo a urina e o odor indesejado

Uma forma eficiente e barata de tirar cheiro de urina do ar é misturando água, bicarbonato, vinagre branco e amaciante dentro de um borrifador e borrifá-lo no lugar a ser desinfetado. Jamais use produtos de limpeza a vapor para retirar urina dos tapetes, pois o calor faz com que ela penetre nas fibras ou da madeira. 

E para remover totalmente a urina do piso, primeiro seque-a com um papel toalha. Em seguida, pingue no local afetado algumas gotas de detergente e água morna. Esfregue e enxágue com água limpa, secando logo após. Depois, adicione um terço de copo de vinagre branco com dois terços de água e pulverize sobre a mancha. Por último, passe um pano úmido. 

Importante: Evite usar produtos com base em amônia, pois o olfato canino entende o cheiro da amônia como muito parecido com o de urina, fazendo seu cão voltar sempre ao mesmo local para fazer suas necessidades. Acostume seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, leve-o até onde ele deve evacuar logo após se alimentar. Recompense-o com biscoitinhos cada vez que ele fizer corretamente. 

Luta contra os pelos

Os cachorros também têm épocas de troca de sua pelagem, embora não tão intensas quanto os felinos. Para atenuar esse problema, mantenha sempre seu animalzinho tosado e, quando possível, bem escovado. Mas aos pelos que já estão depositados no chão, evite varrê-los para que não sejam suspensos no ar, o que pode causar não só reações alérgicas aos donos, mas também aos próprios animais, então opte em passar o aspirador. 

Para tirar os pelos de almofadas, sofás, use uma luva de borracha, passe a sobre o objeto e os pelos irão grudar. Cuidados com tecidos ou cobertores dos pets Tecidos como cobertores, paninhos e almofadas que seu pet usa, merecem uma atenção especial. É necessário sempre lavá-los em água quente para eliminar o máximo possível de bactérias. A higienização deve ser feita semanalmente, ou pelo menos, a cada quinze dias. Caso o ambiente tenha pulgas, o cuidado com tecidos deve ser redobrado, afinal, esses insetos se prendem aos tecidos tanto quanto nos pelos dos peludinhos. 

Comedouros e bebedouros sempre limpos 

Os potinhos de ração e de água do seu pet precisam ser higienizados com frequência, não apenas para evitar o mau cheiro ao longo dos dias, mas também para prevenir problemas de saúde a eles.

No caso de rações secas, devem ser lavados uma vez por semana, usando sempre uma esponja exclusiva, que somente é utilizada somente para este fim.

Em caso de rações úmidas, como patês e sachês, ou comida natural, a higienização deve ser diária, sempre limpando os potes assim que o animal terminar de se alimentar. 

Para limpar o os potinhos, utilize detergente neutro, pois demais químicos podem gerar problemas à saúde ou deixar cheiros que incomodarão ou farão com que o animal não aceite o alimento ou água daquele recipiente. O banho do pet deve ser de pelo menos a cada 15 dias mesmo no inverno.  

Dicas extras: 

Seu cão tem muito bafo? 

Coloque algumas folhas de salsinha na ração dele. Isso fará com que o hálito do cachorro melhore, além de fazer bem para o sistema digestivo. 

A caixinha de areia do seu gatinho está com mal cheiro? 

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio antes de colocar a areia. Ele irá absorver os odores e não vai incomodar seu gato. Mas lembre-se que é importante também sempre trocar a areia.

Essas dicas farão toda diferença para deixar sua casa perfumada e aconchegante tanto para humanos quanto para os bichinhos ❤