
Como remover manchas e conservar o porcelanato da sua casa
Os Porcelanatos são revestimentos, que além de modernos e bonitos, apresentam uma vantagem em relação a outros tipos de piso: são muito mais fáceis de limpar e prevenir de manchas.
O Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que leva esse nome devido a seu modo de produção. Diferentemente da cerâmica, que é composta por argila e minerais variados, o porcelanato é feito de porcelana combinada com materiais nobres, o que resulta em um efeito estético mais apurado. Muito versátil, o porcelanato pode ser usado tanto nas áreas internas quanto nos espaços externos da casa. Além dessa versatilidade, entre as principais qualidades do porcelanato estão a uniformidade de coloração, a baixa porosidade, a aparência elegante, o conforto térmico e a alta resistência a abrasões químicas e físicas. Para que o porcelanato permaneça sempre bonito, limpo e livre de imperfeições, é ideal realizar limpeza diária, pesada e emergencial. Mas é importante lembrar que o porcelanato é também um revestimento muito delicado e requer cuidado no momento da limpeza.
Limpeza diária
- Varra os ambientes com uma vassoura de cerdas macias ou use o aspirador de pó;
- Prepare uma solução com uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em 5 litros de água (caso o chão se apresente muito gorduroso, utilize água morna);
- Passe um pano umedecido com essa solução pelos porcelanatos; 4. Seque o piso com um pano seco e limpo para que não fique com manchas;
Dicas Importantes:
Use sempre produto diluído em água, nunca aplique produto diretamente no piso. Se derramar algo no piso, limpe o quanto antes. Isso evita o aparecimento de manchas. Produtos que contem flúor e ácidos corroem e estragam o porcelanato. Não use nem deixe cair no piso produtos como removedores de ferrugem (ácido oxálico – Semorim) e limpa alumínios do tipo Brilhol. Na cozinha é possível que a superfície acumule mais sujeira e gorduras, com isso o ideal é usar a mistura com detergente neutro sempre após cozinhar para manter a limpeza e brilho. Áreas de maior circulação podem sofrer com respingos de água, como perto da pia, a dica é usar um tapete antiderrapante, assim evita o desgaste do brilho e não fica escorregadia.
Limpeza pesada
Uma vez por semana, ou a cada 15 dias ou até mesmo mensalmente, recomenda-se realizar uma limpeza mais profunda do revestimento para evitar o acúmulo de sujeira e aparecimento de manchas. Utilize uma solução de 1 colher de sopa de saponáceo em 1 balde de água e aplique no porcelanato com ajuda de um pano limpo. Se for utilizar algum produto diferente desse, verifique nas instruções se ele pode ser usado em porcelanatos. Depois de limpar com a solução, passe um pano úmido (somente com água limpa) sobre todo o piso e deixe secar naturalmente.
Como limpar porcelanato:
Pós-obra
A limpeza pós-obra do seu revestimento deve ser feita cuidadosamente, pois ainda pode haver materiais bastante abrasivos em sua superfície, como cimento e areia. Remova os resíduos soltos com uma vassoura de cerdas macias antes de passar um pano úmido. É muito importante realizar a primeira limpeza do porcelanato, pois ela vai trazer brilho ao revestimento e evitar o aparecimento de manchas superficiais nos primeiros anos. A primeira limpeza faxina do seu piso deve ser feita em até 15 dias após a aplicação do rejunte, e bem feita, vai evitar manchas e facilitar as próximas faxinas no dia a dia.
- Com um pano macio e seco, retire a grossa superfície de sujeira;
- Limpe todo o revestimento utilizando uma esponja macia umedecida em água limpa;
- Com o piso seco, aplique sobre ele pouca quantidade de um produto de limpeza profunda (como saponáceo).
Obs.: diluir o produto em água (1/10).
Tipos de Porcelanato
Porcelanato polido:
Os revestimentos de porcelanato polido são os mais conhecidos, são delicados e com alto brilho. Eles possuem a superfície mais lisa, pois recebem um polimento e uma camada protetora. São mais recomendados para áreas secas como salas, corredores e quartos, pois são extremamente escorregadios quando molhados.
Porcelanato esmaltado:
Aqui as peças recebem uma camada de esmalte com o desenho desejado. Eles podem ser lisos ou ásperos, brilhantes ou foscos. É um revestimento que pode ser utilizado para uso residencial, comercial e até mesmo industrial. Porcelanato acetinado: Já o acabamento acetinado tem característica fosca e é mais resistente a riscos e manchas do que o polido. Além de possuir leve brilho é menos escorregadio, por isso é mais indicado para áreas molhadas como banheiros, cozinhas, lavanderias. O porcelanato acetinado além de ser mais resistente, não vai ser preciso passar aquele pano seco para finalizar a limpeza. Sua superfície é capaz de absorver a água, ou seja, só espere secar e ele estará prontinho e muito limpo.
Porcelanato rústico:
Esse é o mais indicado para áreas externas e úmidas como sauna, box do banheiro, garagens e decks de piscinas. Ele tem uma superfície levemente abrasiva, é ainda mais resistente que os outros tipos de acabamento e pouco escorregadio. Limpeza de Manchas Manchas de óleo, graxa, ferrugem, frutas e sucos: utilize a solução de saponáceo cremoso ou de detergente líquido para fazer a limpeza. Limpe imediatamente depois de derrubar a sujeira ou de detectar a mancha. Nunca utilize produtos com cristais e partes solidas para limpar o chão, dessa forma você evita riscos e arranhões.
Manchas de tinta:
limpou a casa e manchou o piso? Utilize removedor próprio para porcelanatos. Outros produtos pesados podem até retirar a mancha de tinta, mas irão desbotar e danificar o seu piso! Manchas de pneu, giz de cera ou lápis: com ajuda de um pano limpo ou esponja macia, aplique saponáceo cremoso sobre a mancha até sair, depois faça a limpeza convencional do piso para retirar os excessos do produto.
Manchas de caneta:
faça a mesma limpeza acima, porém, utilizando álcool em gel incolor ao invés de saponáceo.
O que não usar na limpeza de Porcelanato:
Ainda que resistentes, os porcelanatos são danificados quando em contato com substâncias abrasivas e químicas inadequadas, resultando em superfícies porosas, riscadas e opacas. Sempre leia o rótulo e as indicações do produto de limpeza que irá utilizar no porcelanato para evitar problemas. Na dúvida, nunca aplique em seu piso para evitar desgaste no brilho do revestimento, riscos e manchas os seguintes produtos: Água sanitária e acetona; Ácidos, amoníaco, e soda cáustica; Aguarrás; Escovas, palha de aço e esponjas ásperas; Ceras e demais produtos que prometem aumentar o brilho; Sabão em pó; Saponáceos em pó; Produtos multiuso; Produtos clorados.
Últimas do blog
Como ganhar dinheiro com a revenda de produtos de limpeza
Todo mundo quer ganhar mais dinheiro, nã...
Como tirar mancha da graxa da roupa?
Se alguma vez na vida você já se sujou com graxa, sabe como &...
Produtos de limpeza Amolim essenciais para revenda
Quando falamos em limpeza, logo surgem várias dúvidas sobre ...