Amolim | Produtos de limpeza - Dicas de limpeza para casa em tempos de Coronavírus
Seja um revendedor: (18) 3304-4467

Dicas de limpeza para casa em tempos de Coronavírus


Estamos vivendo em meio a pandemia do novo Coronavírus, causador da doença COVID-19. Além do isolamento social e higiene pessoal, a limpeza doméstica é uma das melhores formas de prevenção. Essas rotinas de higienização, tanto pessoal quanto a doméstica, devem ser adotadas por todos os moradores da casa, para que a possibilidade de propagação e contaminação do vírus seja ainda menor. Para te ajudar nessa missão trouxemos algumas dicas de limpeza para casa em tempos de Coronavírus, confira.

Por que a limpeza de casa é tão importante na prevenção do COVID-19?

Mesmo antes da pandemia, a limpeza doméstica já era extremamente importante para a saúde física e mental das pessoas, contudo em meio a pandemia que vivemos a limpeza de casa tornou-se uma ferramenta primordial na prevenção do COVID-19. Ela é uma forma eficaz de prevenção, pois em uma casa onde moram mais de uma pessoa, diversas superfícies, como maçanetas, torneiras, interruptores, descargas, porta de armários, geladeiras, gavetas, etc, são utilizadas por todos. Caso um dos moradores não tenha feito a higienização adequada das mãos, as chances de contaminar essas superfícies e contaminar os outros moradores da casa são altas. Por isso, é essencial manter uma rotina de limpeza da casa para evitar a contaminação e propagação da doença.

O que pode ser utilizado na limpeza da casa?

Itens recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são a água sanitária e álcool 70°, contudo afirmam que itens do dia a dia como sabão, detergente, desinfetante, álcool líquido com concentração de 60° a 80°, multiusos com cloro na composição e multiusos com álcool na composição por exemplo, também são eficazes.

Com qual frequência devo limpar a casa?

Se você e os outros moradores de sua casa estão mantendo o isolamento social, não há necessidade de fazer uma limpeza pesada todos os dias, mas sim manter a rotina de fazer essa limpeza pelo menos uma vez por semana. Contudo, se em sua casa há uma grande circulação de pessoas, que continuam trabalhando fora de casa ou em áreas de risco, como hospitais, a limpeza deve sim ser reforçada e feita por mais vezes durante a semana.

Uma boa dica nesses casos é criar em sua residência uma área segura logo na entrada, dessa forma quando chegar da rua, poderá deixar todos os seus itens que podem estar infectados, como calçados, roupas, bolsas, etc, assim é possível fazer a higienização adequada deles e então depois entrar para tomar o banho e fazer sua higienização pessoal sem levar riscos para outros cômodos.

Como deve ser feita a limpeza da casa?

Você deve limpar superfícies e todos os ambientes da sua casa com água sanitária, diluindo um copo de 200ml para cada 10 litros de água. Além disso, como citamos acima, você pode utilizar na limpeza o álcool 70° que é super eficaz, sabão, desinfetantes e detergentes.

Contudo, fique atento, não misture vários produtos para ter uma limpeza mais eficiente, pelo contrário, isso pode atrapalhar, pois alguns produtos, especialmente hipocloritos perdem a sua propriedade, entrando em contato com qualquer outro produto que não seja a água.

Nas superfícies que não podem ser molhadas, utilize o álcool 70°, mas na falta dele podem ser utilizados o álcool de 60° ou o 80°, mas tomando os devidos cuidados e precauções com esse produto.

Não se esqueça dos detalhes durante a limpeza, higienize os objetos e móveis utilizados por todos, como maçanetas, torneiras, interruptores, descargas, os puxadores de armários, de guarda-roupas, de cômodas, de geladeiras, de gavetas, interfone, telefone fixo, etc. Além disso, não se esqueça de higienizar tudo o que vem de fora, como por exemplo as embalagens, os produtos de supermercados, cartões de banco, chaves e celular.

É necessário utilizar luvas para a limpeza da casa?

Não, você não precisa utilizar luvas para fazer a limpeza de sua casa, ao menos que tenha alguma alergia a produtos químicos. O detalhe mais importante é não levar as mãos ao rosto durante a limpeza e lavá-las bem, por no mínimo 20 segundos quando acabar a faxina.

Como higienizar corretamente os objetos utilizados no dia a dia?

Bem, muitos objetos passam despercebidos na hora da higienização, como carteira, chaves, óculos e até mesmo o celular. Eles são itens utilizados todos os momentos e estão expostos, por isso devem ser higienizados logo após a chegada, assim como os outros objetos para que você não leve o vírus para dentro de outros cômodos da sua casa.

Não utilize o álcool em gel em celulares, telefones ou controles remotos, pois algumas formulações possuem em sua composição elementos que podem danificar os censores. Você pode utilizar álcool isopropílico ou o álcool 70° líquido, passando com um pano, algodão ou papel toalha, sem estar muito molhado. Controles de carro podem ser higienizados da mesma forma.

Não esqueça, se você utiliza capinha em seu celular, retire ela e lave com água e sabão para higieniza-la também.

Chaves e cartões podem ser lavados com água e sabão.

Como higienizar os produtos de delivery?

Você deve retirar a embalagem de produtos que vierem embalados e higienizar a superfície. Caso as embalagens sejam de plástico e estejam bem lacradas, você pode lavá-las com água e sabão antes de abrir. Outra opção é utilizar álcool 70° nos produtos através de um pano umedecido ou papel toalha.

Como lavar as roupas utilizadas fora de casa?

Ao chegar em casa, coloque as roupas utilizadas fora de casa em um saco plástico para separá-la das outras e detalhe não sacuda as roupas antes de mergulhá-las na água. A lavagem pode ser feita como você faz de costume, tanto em máquina de lavar quanto em tanques.

Após a lavagem não é necessário ser feita a desinfecção do tanque, máquina de lavar ou baldes.

Produtos Amolim

A Amolim conta com uma linha completa de produtos de limpeza, que podem te ajudar na missão de higienizar corretamente a sua casa. Ela é composta por Desinfetante, Cloro Gel, Água Sanitária, Limpador Álcool Perfumado e o Pratic Clean.

Além do ótimo custo-benefício, nossos produtos são testados e sua qualidade é comprovada por todos os consumidores Amolim. Teste você também! Clique aqui e conheça toda a nossa linha de produtos.

Quer ler mais dicas de limpeza? Acesse nosso blog, você vai adorar!