Amolim | Produtos de limpeza - Mitos e verdades sobre a lavagem de roupas
Seja um revendedor: (18) 3304-4467

Mitos e verdades sobre a lavagem de roupas


Lavar roupas é algo trivial do cotidiano, porém sempre surgem dúvidas do que fazer e do que não fazer, entre mitos e verdades Amolim vem esclarecer:

Programar errado a máquina pode deixar a roupa mal lavada?

✅ Verdade.

Deve usar a máquina de acordo com o fabricante, ou seja, observar o tipo de ciclo recomendado para cada tipo de roupa, além claro de ler o manual.

Usar a máquina regularmente garante que ela esteja sempre limpa?

❌ Mito.

Ela não fica limpa simplesmente por estar em uso. Limpe regularmente para garantir o bom funcionamento e sempre siga a recomendação do fabricante.

Incluir amaciante na lavagem ajuda a evitar a energia estática da roupa?

✅ Verdade.

A energia estática é normal em tecidos delicados e sintéticos e pode ser amenizada de uma forma bem simples, com o uso de amaciante de roupas. Ele irá lubrificar o tecido e evitar a eletroestática. Lembre-se de verificar as orientações da etiqueta da peça, se o produto é indicado ou não.

Quanto mais sabão melhor a limpeza?

❌ Mito.

O excesso de sabão dificulta a ação mecânica, ou seja, o atrito entre as peças atrapalhando a limpeza. Irá apenas provocar mais espuma, mas não o poder de limpeza, além disso necessitará de mais enxague, podendo ainda restar sabão nas peças e isso causar o endurecimento das roupas após a secagem.

Lavar a roupa pelo avesso reduz desbotamento e acúmulo de bolinhas?

✅ Verdade.

A melhor maneira de evitar o desbotamento e o surgimento de bolinhas nas peças é através da lavagem da roupa do lado do avesso. Isso diminui os efeitos da fricção durante todo o processo da lavagem.

Toda roupa colorida mancha?

❌ Mito.

Não são todas, mas algumas podem manchar devido à baixa qualidade do processo de confecção e tingimento dos tecidos. Siga a recomendação de uso e sempre separe as brancas das coloridas.

Adicionar uma toalha na máquina de secar acelera o processo de secagem?

✅ Verdade.

Ao colocar uma toalha macia e seca por cima da carga de roupa, ela vai absorver parte da humidade da roupa e, dessa forma as roupas irão secar mais rápido. Porém, esse truque só funciona se retirar a toalha após 15 minutos, senão a humidade da toalha voltará para a roupa.

Jeans são resistentes e suportam qualquer regulagem da máquina de lavar?

❌ Mito.

Apesar de o Jeans ser resistente, sempre será preciso tomar alguns cuidados. Principalmente em casos com estampas e detalhes (como rasgos, bordados) que podem estragar na lavagem. Fechar zíperes e botões ajuda a evitar danos.

É recomendado lavar tolhas novas antes de usar pela primeira vez?

✅ Verdade.

Sim o correto seria lavar todas as roupas novas, pois não sabe o caminho que por onde passaram, inclusive as roupas de bebê evitando assim até possíveis alergias.

É sempre melhor lavar roupa com manchas em água quente?

❌ Mito.

Lavar roupas encardidas ou manchadas com água quente só vai fixar mais a sujidade nos fios do tecido. Além disso, o uso de água quente não é recomendado para todos os tipos de roupa.

Lençol de elástico demora mais para secar?

✅ Verdade.

Pelo fato de ter mais dobras, leva mais tempo para secar do que o sem elástico. Seque na sombra e com bastante ventilação.

Usar a máquina muito cheia prejudica a lavagem?

❌ Mito.

A quantidade de roupa a ser lavada depende da orientação do fabricante e da capacidade da máquina. Mas evite o desperdício, só ligue a máquina quando tiver várias peças para lavar, assim economizará água e energia!