Amolim | Produtos de limpeza - Parede riscada? Saiba como limpar!
Seja um revendedor: (18) 3304-4467

Parede riscada? Saiba como limpar!


Parede Riscada? Essa atitude dos pequenos mostra que estão prontos para começar a aprender a desenhar e escrever, além de auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades. Essa fase dos artistas mirins pode deixar os pais enlouquecidos, mas acalmem-se e vejam algumas dicas super úteis.

Existem várias técnicas diferentes para limpar a parede, afinal os riscos podem ser de canetinha, giz de cera, lápis de cor, caneta esferográfica e além disso antes de iniciar a limpeza é importante identificar qual tipo de tinta foi utilizado na pintura. Vamos lá: 

Detergente Neutro ou Limpador Multiuso: 

Paredes pintadas com tinta fosca ou azulejos use detergentes neutros ou limpadores multiuso cremosos, especialmente em caso de manchas de canetinha, giz de cera, lápis ou caneta esferográfica. Caso a tinta da parede seja à base de água, não utilize multiuso, pois ele poderá tirar a cor da pintura, sendo assim utilize o detergente neutro e uma esponja macia. 

Aplicação: Com uma esponja úmida coloque o detergente ou o multiuso esfregue levemente sobre a mancha, em seguida passe um pano limpo, umedecido em água a fim de remover resíduos. Multiuso líquidos spray ou não, eles podem ser usados em casos de pequenas sujeiras e manchas, causadas por lápis, marca de dedos, encosto de cadeiras. 

Aplicação: Coloque diretamente na mancha deixe agir por cerca de 2 minutos e então passe um pano limpo e seco.

Álcool: 

Paredes pintadas com tinta comum, sem superfície oleosa a solução pode ser o uso de álcool. 

Aplicação: Com um pano branco umidecido com álcool esfregue no local riscado, especialmente em caso de manchas de canetinha e caneta esferográfica. Mas cuidado evite usar o álcool em paredes pintadas com tinta lavável, pois pode causar desbotamento da pintura. Se houver dúvida ou receio de que o álcool possa manchar a parede, faça um teste em um local pequeno e menos visível.

Bicarbonato de sódio: 

Em paredes brancas riscadas por canetas ou giz de cera, pode se usar uma esponja com água morna e bicarbonato de sódio. 

Aplicação: Pegue a esponja úmida em água, coloque bicarbonato de sódio e esfregue a parede riscada, em seguida passe um pano limpo úmido em água morna. Você poderá também diluir água, detergente neutro e bicarbonato e aplicar com borrifador. 

Aplicação: Dilua em1 litro de água, o detergente neutro e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após diluído, coloque a mistura em borrifador e aplique sobre a mancha, depois passe um pano seco com movimento circulares.

Pasta de dente: 

Em paredes brancas com riscos de giz de cera e canetinha pode-se usar algo bem simples, a pasta dente. 

Aplicação: Use um pano limpo e úmido em água, ou com uma esponja (usar o lado macio) com um pouco de pasta de dente da cor branca, ou ainda aplique uma camada fina de pasta de dente diretamente nos riscos e passe um pano limpo e úmido para limpar e retirar os resíduos sem esforço.

Sabonete neutro: 

Se a preocupação é que manche ou danifique a ainda mais a parede, talvez a melhor saída seja usar sabonete neutro. 

Aplicação: Em um recipiente coloque sabonete neutro (líquido) e em outro recipiente coloque água limpa fria. Use um pano branco ou esponja esfregue o local riscado com o sabonete. Com outro pano, molhe na água e limpe o local. Repita o processo algumas vezes.

Saponáceo cremoso: 

Para limpar os riscos da parede pode ser usado saponáceo com uma esponja de aço, pois ele é eficaz tanto em manchas de giz cera quanto de canetinha. 

Aplicação: Use uma esponja de aço com o saponáceo e esfregue a parede com movimentos circulares. Retire os resíduos em seguida com o auxílio de um pano limpo e úmido. Lembre-se de esfregar levemente para não riscar a parede.

Secador de cabelo: 

Parede com manchas leves de giz de cera podem também ser removidas com o auxílio de um secador de cabelo. 

Aplicação: Mire o secador sobre a mancha por alguns segundos para que a cera derreta. Então rapidamente esfregue a parede com um pano úmido, antes que a cera seque novamente. Use o secador em uma temperatura baixa e mantenha-o pelo menos a 3 cm de distância da parede para não danificar a pintura.

Vinagre e água morna: 

Para limpar riscos de canetinha, ou manchas das paredes usar a solução de vinagre e água morna. 

Aplicação: Misturados em partes iguais, aplique na parede com auxílio de pano macio a mistura de água morna e vinagre incolor e esfregue para remover as manchas. Manchas de umidade também é facilmente removida com essa solução. O vinagre dissolve a gordura e absorve o mal cheiro, o mofo e ainda tira facilmente as sujeiras, sem deixar marcas.

Borracha de limpeza: 

A borracha de limpeza é um produto específico que pode ser encontrado em supermercados, lojas de material de construção e até mesmo em algumas papelarias. Ela é recomendada para paredes de textura porosa, ou paredes pintadas com tinta comum, sem óleo ou revestimento. É a mais recomendada para tirar riscos de giz de cera, mas pode inclusive tirar riscos de caneta hidrocor em alguns casos. 

*obs: Paredes pintadas com tinta a óleo ou tintas envernizadas, um simples pano umedecido pode ser a solução. Alguns tipos de papel de parede também são muito fáceis de limpar e só precisam de uma esfregadinha com pano ou bucha molhada para as marcas de caneta sumirem.